quinta-feira, 9 de maio de 2013

Conquistar e fidelizar o cliente

Muito mais do que oferecer o que o cliente precisa, a empresa tem que se transformar em um objeto de desejo, o cliente quer estar com você porque você oferece além das necessidades dele mais atrativos do que o concorrente. Grande parte deste encantamento começa no primeiro contato, quando você se transforma em ouvidos e escuta atentamente todos os pedidos daquela pessoa. Durante o processo de negociação seja o mais sincero possível com seu cliente, pois isso fará com que ele confie em você e consequentemente na empresa. Mostre-se sempre preocupado com prazos e detalhes importantes que comentaram durante as conversas. Neste ponto com certeza você terá conquistado o cliente, porém fidelizá-lo parte de outros princípios além da venda. Esta é a etapa do pós-venda, importantíssimo, porém muitas vezes esquecido porque demanda um tempo para ser praticado e muitas equipes comerciais acabam esquecendo.Para que o pós-venda seja eficaz, é importante que você tenha em mãos algumas informações exclusivas de seu cliente, como data de abertura da empresa, data de aniversário dele, e intercale com as datas convencionais como o Natal, páscoa, etc. Mande textos e emails mostrando que você lembra dele, dê cortesias para que ele se sinta tentado em te ligar e voltar a frequentar seu estabelecimento. Questione sempre que possível qual a impressão que ele está tendo sobre os serviços recebidos, este feedback é primordial para que você tenha um termômetro sobre como sua equipe tem trabalhado. Seguindo estes passos com certeza você terá fidelizado o cliente para que ele permaneça com sua empresa por muito mais tempo. 

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