sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Oportunidade em meio à crise

Oportunidade em meio à crise

Por Otávio Ventura *

Em chinês, a palavra crise é formada por dois ideogramas: risco e oportunidade. Uma parceria que nos faz refletir em um momento em que parece que o mundo está ruindo a nossa volta. Momentos de tensão como o que a economia global voltou a viver meses atrás podem gerar novas possibilidades na mesma proporção em que geram temor no mercado.

Esta é uma visão que não chega a ser novidade no capitalismo moderno. Nunca houve uma crise em que alguém ou grupo não tivesse o olhar de lince necessário para descobrir como tirar o melhor proveito da ocasião. Muitos nem precisam disso: basta ter o negócio certo na hora certa. E, neste momento, qualquer negócio que ofereça contenção de custos às companhias ao redor do mundo registra resultados estarrecedores se comparados ao resto dos mortais.

A Associação Nacional dos Centros de Negócios (ANCN), por exemplo, vem observando percentuais recordes de crescimento desde os primórdios da crise americana. No Brasil – apesar de o país vir refletindo uma imagem sólida, especialmente diante das perdas que assolam o hemisfério norte – a situação não é diferente e os centros de negócios em operação no país já alcançam alta de 20%.

Esses resultados sem dúvida revelam o quanto o homem de negócios brasileiro se antecipou à crise ao optar por enxugar custos e apertar o cinto. A proposta de um centro de negócios virtual é simples: flexibilidade, praticidade e custos menores. Medidas que acabam por manter as corporações longe do olho do furacão e ajudam empresas a crescer em momentos de crise ou incertezas.

Um período como esse pode ser arriscado para expandir instalações convencionais, por exemplo. Empresas como a Your Office, que atua há 15 anos e que cresce na ordem de 20%, atendendo uma demanda crescente pela redução de custos fixos de escritório, vem percebendo que o fator crise é responsável por booms repetidos de crescimento do setor no país. Embora o desenvolvimento desse mercado tenha se mantido sempre positivo em fases mais tranquilas.

Independentemente do que aconteça com as finanças globais, o importante para nós empresários, executivos e governantes é manter a cabeça acima da crise. Só assim podemos enxergar o que está por vir e tirar o máximo proveito disso.

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